quarta-feira, 18 de maio de 2011

O homem lúcido

Hoje eu tenho uma pequena história pra contar. E acreditem, o título aí de cima e o texto do filme que ta aí embaixo foram escolhidos hoje cedo, antes da história acontecer.
"Era uma vez um músico reconhecido que estudou na França e tocou para o Grupo Corpo (é assim que ele se intitula). Um dia, ele não honrou um compromisso, prejudicou um trabalho inteiro de várias pessoas e por isso perdeu a razão. Moral da história: não adianta estudar na França e tocar para o Grupo Corpo se não tem comprometimento e respeito pelo outro"
Tomara que o moço que estudou na França e tocou para o Grupo Corpo tenha um final feliz.
Ah! Se ele visse um dia o trecho desse filme que eu coloquei aqui, talvez fosse menos amargurado, tadinho.

Ufa! Agora que passou o momento desabafo, tô leve de novo pra mostrar como eu fui trabalhar hoje.

vestido de lã L'ETAGE, Melissa de bolinhas e o vento fazendo uma charme na minha saia

Vocês conhecem o filme Separações do Domingos de Oliveira? É um filme que na verdade fala sobre reconciliações, mas com uma sensibilidade e senso de humor incríveis. O Renato escreveu uma crônica sobre esse filme que pra mim é uma das melhores que ele tem. (leia aqui) O trecho que eu trouxe fala sobre o homem lúcido. Eu adoro isso. E o filme é imperdível.

 

Trecho do filme Separações em que Cabral lê o texto Caldaico do VI século a.C. O Homem Lúcido


O homem lúcido sabe que a vida é uma carga tamanha de acontecimentos e emoções que nunca se entusiasma com ela, assim como não teme a morte. O homem lúcido sabe que viver e morrer são o mesmo em matéria de valor, posto que a Vida contém tantos sofrimentos que a sua cessação não pode ser considerada um mal.

O homem lúcido sabe que é o equilibrista na corda bamba da existência. Sabe que, por opção ou acidente, é possível cair no abismo, a qualquer momento, interrompendo a sessão do circo.

Pode também o homem lúcido optar pela Vida. Aí então, ele esgotará todas as suas possibilidades. Passeará por seu campo aberto e por suas vielas floridas. Saberá ver a beleza em tudo. Terá amantes, amigos, ideais. Urdirá planos e os realizará. Resistirá aos infortúnios e até às doenças. E, se atingido por algum desses emissários, saberá suportá-los com coragem e mansidão.

Morrerá o homem lúcido de causas naturais e em idade avançada, cercado por filhos e netos que seguirão sua magnífica aventura. Pairará então, sobre sua memória uma aura de bondade. Dir-se-á: aquele amou muito e fez bem às pessoas.

A justa lei máxima da natureza obriga que a quantidade de acontecimentos maus na vida de um homem iguale-se sempre à quantidade de acontecimentos favoráveis. O homem lúcido que optou pela Vida, com o consentimento dos Deuses, tem o poder magno de alterar esta lei. Na sua vida, os acontecimentos favoráveis estarão sempre em maioria.

Esta é uma cortesia que a Natureza faz com os homens lúcidos.



7 comentários:

  1. Amiga linda!!! Linda e chique!!!
    Esquenta não, tem pessoas que a gente devolve pro mar... são oferendas... rsrsrs
    Adorei a crônica! Prá que complicar?
    Descanse, relaxe, amanhã é um novo diaaaa!!!
    Bjocas.

    ResponderExcluir
  2. Querida ...lindo o texto...por coincidência hoje comecei um curso de "Qualidade nas Relações Humanas"....e olha a primeira página do módulo.."Estrelas e Cometas" ....é lindo depois vou te mandar..e vc amiga é uma "Estrela", é amiga, esta sempre presente,tem luz, calor ..

    "os Cometas passam, as estrelas permanecem. Os cometas desaparecem"

    Vou ver o vídeo e o texto do Renato....hoje te vi e estava mto linda com este "look"...bjim

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahahha adorei vc fazendo a máfia!!!! Tem gente que merece ser jogado no vento by O Clone. Pena que eu n estava com vc, pra te salvar desse momento, te devo um drink rs.
    Que liiiinda essa roupitcha!!!
    beijãoo

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!!!
    Pois é, eu também tô aqui como uma equilibrista na corda bamba!!! olha que muitas vezes venta tanto que acho que vou ao chão, mas ai aperto o "pé" e o vento passa.
    Vamos as coisas boa, Lindo o vestido, amei.
    Bjs GK

    ResponderExcluir
  5. Lindeza, estamos em sintonia. Esse negócio de ser chique pega mesmo! Ontem estava de vestido cinza e sapatilha vermelhinha, depois quando o frio apertou coloquei meia e blusa da Loba por baixo. Pena que a gente não se encontrou, poderíamos até substituir um músico reconhecido que estudou na França e tocou para o Grupo Corpo, porque cantar e cantar e cantar a gente sabe! Beijos e saudade.

    ResponderExcluir
  6. seu nojento bicho escroto

    ResponderExcluir